Os projetos arquitetônicos com vãos livres desafiam as leis estruturais. A boa notícia é que já é possível utilizar estratégias extremamente eficientes e seguras, como as estruturas metálicas. E qual é o vão máximo de uma estrutura metálica? Afinal, os vãos tornam os ambientes mais espaçosos e melhor aproveitados, especialmente para dispor móveis, objetos, equipamentos e máquinas, e também facilitar o acesso e trânsito de pessoas.

Vão livre e seus desafios

A distância entre os apoios de uma laje ou cobertura é o que chamamos de vão livre. Em muitos projetos, é o vão livre que torna os ambientes mais espaçosos e também mais limpos visualmente. Além disso, o vão possibilita o trânsito e acesso de pessoas pelo local.

O grande desafio quando se fala em vão livre é garantir que a estrutura metálica seja adequada ao projeto e, ao mesmo tempo, segura para os usuários. Neste cenário, primeiramente é necessário considerar os esforços aos quais a estrutura será submetida no local da instalação.

Da mesma forma, as deformações máximas admissíveis também devem ser levadas em conta. As vibrações excessivas e a incidência de intempéries (ventos, umidade, tráfego de veículos, entre outras) também são aspectos que devem entrar no cálculo estrutural.

Como saber o vão máximo de uma estrutura metálica?

Como saber o vão máximo de uma estrutura metálica?

As estruturas metálicas, que incluem galpões, passarelas, plataformas e mezaninos, por exemplo, são extremamente necessárias para possibilitar o melhor aproveitamento de espaços de forma prática, segura e fácil de instalar. Mas, para que isso seja possível, é necessário tomar alguns cuidados.

Por exemplo, o vão máximo de uma estrutura metálica deve ser considerado porque todo material da construção civil apresenta seus limites de resistência e o vão certamente impacta nesse nível de resistência.

E, embora existam maneiras de aumentar essa capacidade através da combinação de elementos estruturantes, saber qual é o comprimento do vão adequado é fundamental. O vão máximo de uma viga metálica deve ser 12 metros e o cálculo pode ser feito da seguinte forma.

  • Vigas bi apoiadas e sem balanços em suas extremidades: dividindo o vão l1 por 10 e arredondando para o múltiplo de 5 superior.
  • Vigas contínuas: dividindo o maior vão, l1 , l2, ou ln, por 12, e arredondando para o múltiplo de 5 superior.

O ideal é que o cálculo estrutural do vão de uma estrutura metálica seja executado por engenheiros especializados. Dessa forma, é possível garantir o valor exato e também a segurança e eficiência da estrutura com base no projeto planejado para o local.

Encontre a estrutura metálica para o seu projeto com a Mimura

A Mimura é especialista em soluções arquitetônicas a seco. Nossos produtos incluem galpões, passarelas, plataformas e mezaninos metálicos. Se você precisa de estruturas sob medida, garantimos a sua satisfação fornecendo estruturas pensadas para atender a sua necessidade. Para mais informações sobre estruturas metálicas, entre em contato com a nossa equipe e apresente seu projeto.

ENTRE EM
CONTATO

Disponibilizamos um canal exclusivo para atendimento de nossos clientes. Veja como é fácil chegar em nossa matriz, ou se preferir utilize um outro canal de contato abaixo.

    Olá!

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Ligar