Ambas são sistemas elevados, isto é, acima do nível do solo, que interligam dois pontos distintos e permitem a passagem de veículos, pessoas, máquinas, etc. Mas, então, quais são as diferenças entre passarela e ponte? E quando utilizar cada um desses recursos? No artigo de hoje da Mimura iremos responder as principais dúvidas acerca do tema, para que você possa entender um pouco mais no que essas estruturas se distinguem. Portanto, continue a leitura!

Então, qual a diferença entre passarela e ponte?

Não podemos negar, as duas estruturas são mesmo parecidas, motivo pelo qual pode ser difícil perceber as diferenças que existem. Para ficar mais clara a explicação, facilitando o entendimento sobre a distinção entre passarela e ponte, a seguir falaremos separadamente um pouco sobre o que é e para que serve cada uma delas:

Passarela: o que é e para que serve?

A passarela metálica equilibra a segurança com o fornecimento de acesso eficiente ao redor de sua instalação, permitindo a movimentação de pessoas e materiais para os locais onde eles precisam estar. Além disso, pode levar a áreas específicas, saídas de incêndio ou zonas de armazenamento. Ou seja, feita para uso interno e externo, permite a observação, o acesso aos trechos superiores de máquinas ou até mesmo para fins de segurança. 

Dessa forma, ela precisa ser capaz de conter trabalhadores, ferramentas e até maquinário pesado e, normalmente, funciona como um corredor que permite o acesso dentro dos limites de um edifício industrial ou armazém. Para tanto, é possível projetá-la em muitos designs, usos e até mesmo mobilidade diferentes. Também pode ser independente ou fixada na lateral do edifício.

No caso das operações fabris, essas passarelas possibilitam o acesso estendido em toda a área fabril. Isso é muito importante porque as operações de fabricação geralmente precisam de uma rede de caminhos, não apenas no piso, mas também em uma elevação para acessar máquinas e materiais.

Ponte: o que é e para que serve?

Já as pontes são construções que permitem interligar, ao mesmo nível, pontos não acessíveis, possibilitando a transposição por obstáculos naturais ou artificiais. Desse modo,  são usadas para passagem quando infraestrutura, equipamentos ou outros obstáculos impedem a passagem segura.

Embora também sejam fáceis de instalar e precisem ser capazes de suportar cargas pesadas, incluindo de equipamentos, elas possuem um design mais simples. Além disso, frequentemente são instaladas em ambientes mais remotos, motivo pelo qual precisam ter fácil e baixa manutenção.

Outra diferença importante é em relação ao peso suportado. As pontes, de maneira geral, costumam suportar um peso ainda maior do que as passarelas metálicas.

Procurando passarela metálica? Conte com a Mimura!

Como deu para perceber, ainda que sejam estruturas parecidas, passarela e ponte não são a mesma coisa e existem algumas diferenças entre elas. Contudo, deve-se ter em mente que as passarelas metálicas são um tipo de plataforma especializada. Portanto, é de extrema importância que você escolha uma empresa com experiência em projetar a instalar esse tipo de estrutura, para garantir a segurança no seu ambiente industrial. 

Sendo assim, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso com a Mimura!

ENTRE EM
CONTATO

Disponibilizamos um canal exclusivo para atendimento de nossos clientes. Veja como é fácil chegar em nossa matriz, ou se preferir utilize um outro canal de contato abaixo.

    Olá!

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Ligar