A utilização do aço como elemento estrutural no Brasil vem ganhando cada vez mais força, principalmente para os mais variados segmentos industriais. Consequentemente, a procura por galpão metálico tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Contudo, existem diversos tipos de galpões metálicos, o que pode gerar muitas dúvidas.
Justamente pensando nisso, no artigo de hoje da Mimura, você vai conhecer quais são as diferentes possibilidades disponíveis. Dessa forma, é possível escolher qual é a mais adequada, de acordo com as características e necessidades de sua empresa.
Quais são os principais tipos de galpões metálicos?
Conhecer os tipos de galpões metálicos é importante para decidir qual a melhor escolha para os seus negócios. Assim, garantindo que o novo espaço seja ideal para contribuir para o bom funcionamento de todas as operações realizadas nele.
Dito isso, confira a seguir quais são as principais opções disponíveis e as diferenças entre cada uma delas:
Galpão de duas águas
Para começar, o galpão de duas águas é um dos principais tipos de galpões metálicos. Isso porque ele cobre grandes extensões de área coberta em um único pavimento. Dessa forma, pode chegar a dezenas de metros de comprimento.
A sua estrutura normalmente é formada por pórticos com distanciamentos regulares que, por sua vez, é sustentada por um sistema de terças, vigas e tesouras.
Uma vantagem desse tipo de galpão, é que ele permite que sejam construídas aberturas para receber iluminação externa e melhorar a ventilação natural no ambiente interno.
Além disso, como o espaço central é bastante amplo, ele é muito útil para diversos fins, incluindo a armazenagens diversas. Assim, pode ser utilizado para estocar produtos agrícolas e industrializados, por exemplo. Outras possibilidades de uso incluem ainda como estacionamento e centro de distribuição.
Galpão em arco
Os galpões em arco oferecem alguns diferenciais e funcionalidades que são importantes. Afinal, proporcionam melhores soluções em termos de acústica, climatização e condensação.
Esse é um modelo que possibilita o escoamento do excesso de água para as laterais. Consequentemente, reduz significativamente os riscos de infiltrações. Portanto, a sua utilização se dá, principalmente, em regiões onde ocorrem muitas chuvas e outras precipitações atmosféricas.
Galpão piramidal
O galpão piramidal é o modelo ideal para ser instalado sobretudo em locais pequenos, com até 225 metros quadrados. Ele possui uma estrutura de suporte feita com chapas ou sistemas tubulares, que são montados por meio de encaixe, parafusos de fixação e conexões.
Cada unidade ou seção pode ser acoplada. Isto é, interligada com calhas e outros sistemas de encaixe. Dessa forma, é possível formar grandes áreas moduladas, o que permite aumentar o espaço interno e a logística em seu interior.
Como dispensa fundação, esse é um tipo de galpão metálico que possui a vantagem de ter um tempo de construção menor.
Galpão em shed
O galpão em shed é uma opção bastante interessante em muitos casos, pois consegue cobrir grandes espaços com êxito. Ele também é extremamente versátil, podendo ser utilizado para diversos fins, incluindo para a instalação de indústrias e centros comerciais.
Esse tipo de galpão metálico apresenta vãos simples ou múltiplos. Em sua construção, a cobertura é instalada em formato de degraus, o que oferece a circulação de ar e iluminação natural ideais para a área interna.
Conte com a Mimura!
Mezaninos e galpões metálicos são algumas das especialidades da Mimura, que vem se tornando cada vez mais uma grande referência em seu segmento. Por isso, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso!